Pesquisa de Mercado: o que é?

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Pesquisa de mercado é uma ferramenta que permite o planejamento, coleta e análise de dados relacionados a um empreendimento. Seu objetivo é gerar conhecimento sobre um mercado e seu público, identificar oportunidades e reduzir o risco na tomada de decisões estratégicas.

 

Ainda que estejamos vivendo na era do Marketing orientado por dados e ferramentas robustas sejam capazes de analisar e prever resultados com altíssima precisão, qualquer tipo de decisão relacionada a um empreendimento envolve algum grau de incerteza.

Pesquisas e análises prévias são uma forma eficaz de entender a natureza e o comportamento de um mercado e reduzir a margem de erro nas ações conduzidas pelo empreendedor e seu time.

O estudo de mercado, portanto, surge como uma ferramenta essencial para minimizar riscos e identificar oportunidades em qualquer estágio de vida de uma empresa.

Entretanto, embora seja uma prática usual e muito importante, seus propósitos, potenciais e métodos nem sempre são claros, e foi pensando nisso que preparamos este material com todas as informações que um gestor ou profissional de marketing precisa saber para conduzir uma pesquisa.

Neste artigo ensinamos:

  • O que é pesquisa de mercado?
  • Como fazer uma pesquisa de mercado?
  • Por que fazer uma pesquisa de mercado?
  • Quais as vantagens de realizar uma pesquisa de mercado?
  • Quais são as melhores ferramentas para pesquisas?
  • Quais são os tipos de pesquisa de mercado e qual é a melhor para sua empresa?

Quer descobrir as melhores estratégias e ferramentas para conhecer o seu público, além de garantir o sucesso das futuras decisões da sua empresa? Continue conosco e aproveite a leitura!

O que é pesquisa de mercado?

 

A pesquisa de mercado é um instrumento adotado para entender a realidade de um mercado e aumentar a efetividade das ações tomadas em relação a um empreendimento.

Em outras palavras, é basicamente uma forma de coletar informações importantes que auxiliem uma empresa a tomar decisões mais seguras e acertadas.

Os dados podem incluir características comportamentais, hábitos de consumo, bem como levantamentos de benchmarking de empresas de diferentes setores. Essas informações podem ser obtidas de duas maneiras diferentes:

  • pesquisa primária: quando a pesquisa de mercado é realizada pela própria empresa que fará uso dos dados ou por algum profissional contratado para essa finalidade;
  • pesquisa secundária: quando os dados são coletados e/ou analisados por terceiros (profissional ou empresa especializada). Inclui-se aqui também os relatórios, artigos e guias disponibilizados publicamente por outras companhias.

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